Dicas do Ayurveda para uma Quarentena mais leve:
Tenho sentido nos últimos dias sinais de stress e ansiedade que realmente havia me esquecido de como é ruim sentir. Mesmo continuando a me alimentar bem, percebo desequilíbrios principalmente de meus doshas Vata e Pitta, e as raízes disso já estão claras: questões emocionais.
Preocupação e medo com relação ao futuro e tristeza pela condição precária que muitas pessoas estão, por algumas delas terem perdido seus empregos, por estarem em luto, e também por termos um horizonte coletivo muito incerto e instável.
Preparei 13 dicas que ajudaram muito a mim e minhas clientes a reequilibrar o excesso de Vata e Pitta nos últimos dias. Elenquei as que mais foram colocadas em prática e tiveram os melhores resultados!
-> Importante: Apenas elenquei as estratégias que mais se mostraram pertinentes neste momento e que podem estar presentes em uma lista de dicas gerais. Então esta lista não tem a preocupação de ser sistematizada dentro do Ayurveda e muito menos ser uma lista exaustiva, em outras palavras, o Ayurveda é um escopo de possibilidades terapêuticas muito maior do que o aqui apresentado, porém se mostrou efetivo neste momento com meus clientes.
1 – Quando você começar a sentir muita ansiedade -> Saiba parar! Tome um banho quente, deite-se em um local confortável e escute músicas leves ou sons da natureza como de floresta, rio, cigarras e golfinhos (rsrs).
2 – Tome sol todo santo dia da cintura para baixo (nunca esquente a cabeça)
3 – Se você sentir a cabeça quente, pode colocar uma bolsa de gelo (acredita, funciona)
4 – É muito importante que você oleie o seu corpo todos os dias com óleos vegetais naturais (ex: óleo de semente de uva, abacate, amêndoa e gergelim). Oleie seu couro cabeludo com óleo de coco 1x por semana, aplique no início do dia e fique com esse óleo até de tardezinha, quando você tomará banho (Dica: para tirar o óleo passe o xampu antes de colocar água na cabeça). – Obs.: Essa dica não se aplica se sua pele for muito oleosa ou se você está com excesso de Ama e Kapha.
5 – Não alimente pensamentos negativos, se o bicho pegar ligue para alguém que você ama e bata um papo leve* sobre como a vida é muito doida.
Não perca a oportunidade de escutar a pessoa ao máximo, deixe ela falar, deixe ela ser ela. A escuta é um dos melhores aprendizados da vida, é tão importante quanto o “aprender a aprender”. A escuta é o “aprender a ser”. Exercite todo dia.
(*Mas se a questão for complicada, não ligue para o amigo, ligue para um bom psicólogo, só ele consegue ter uma boa escuta e realizar intervenções realmente terapêuticas! Ele que estudou por anos para isso!)
6 – Beba chá de camomila durante todo o dia. Sempre varie sabores com outros chás como capim limão, erva doce e manjericão. Todos harmônicos.
7 – Coloque gotas de óleo essencial de rosas em sua blusa bem abaixo do nariz, opte também por manjericão, jasmim ou lavanda.
8 – Coma alimentos saudáveis e tente evitar ao máximo os alimentos Tamásicos (ex: álcool e industrializados). A bebida e os industrializados só pioram o estado do corpo e da mente.
9 – Sua capacidade digestiva pode estar variando muito, além do chá para ajudar nisso, coloque pitadas de gengibre em pó ou fatias frescas em seus alimentos.
10 – Coma frutas, legumes e germinados todos os dias pois eles oferecem muito prana, energia vital de qualidade sutil, super importante para você “nutrir” seus corpos mais sutis, necessários para mantermos nossa intuição forte e presente para nos ajudar.
11 – Assista filmes inspiradores como: “A Vida é Bela”, “Moana”, “Poder além da vida”, “Intocáveis”, “Karatê Kid” (aquele da sua infância), “Divertida Mente”, “O escafandro e a borboleta”. Escreva para mim aqui abaixo quais outros filmes você indicaria!
12 – Se for possível para você, realize exercícios físicos em casa, pelo menos até você esquentar o corpo e suar. Principalmente se o seu dosha predominante for Kapha. Dica: Realize a sequência do Yoga chamada Surya Namaskar ou Saudação ao Sol de 3 a 12x todos os dias.
13 – Realize uma técnica de relaxamento profundo antes de dormir. Dê uma olhada no Canal EntreSer no YouTube (Clique aqui para assistir). [Se você sentir frio na hora de dormir, coloque uma bolsa de água quente nos pés ou na lombar.]
Se vocês observaram bem, eu não falei nada sobre Meditação, e o fiz de forma intencional. Pelo que pude acompanhar aqui em minha clínica (virtual agora), muitas pessoas estão passando por tanto stress, ansiedade, depressão e síndrome de burn out, que eu acredito ser melhor acalmar um pouco mais a mente e equilibrar os Doshas antes de uma prática mais sutil como a Meditação. Ou poderá ser uma experiência tão frustrante que pode até se tornar aversiva. Em outras palavras, se o bicho tiver pegando d+, foque em equilibrar os doshas com o Ayurveda primeiro e só depois comece as práticas de Meditação.
Estamos a disposição se você quiser saber mais sobre as Sessões de Psicoterapia Online ou do Programa de Terapia Ayurveda Online. Entre em contato!
Namastê
~ Débora Nogueira
Psicóloga, Terapeuta Ayurveda e Professora de Meditação
Compartilhe esse artigo, compartilhar é cuidar!
E deixe seu comentário abaixo, quero te ouvir!
Não perca nenhuma novidade do Blog EntreSer, inscreva-se em nossa Newsletter
e nos acompanhe no Instagram: @institutoentreser
6 comentários
Amei as dicas!! Delícia!!! Obrigada
Oi Daniela! Obrigado pelo seu retorno! Vá aplicando essas dicas aos poucos por aí… E se quiser aprofundar marque uma sessão com a gente. Namastê!
Que alegria ter conhecido vcs, mesmo que desta forma distante, porém sou grata e sei que outros o são também por estarem tendo a oportunidade de crescerem espiritual mente, em sabedoria e aprendendo cada um a cuidar de si para dar um significado maior a nossa existência nessa vida. Obrigada Carla
Olá Carla. Ficamos muito felizes com o seu retorno… Que bom que podemos compartilhar desta sabedoria milenar e crescermos juntos!
Olá, Débora!
Descobri o Entreser hoje, já li alguns artigos e estou adorando. O Ayurveda na quarentena estou imprimindo pra tentar seguir. Obrigada!
Oi Jusara! Ficamos felizes que você gostou do artigo… Vá aplicando com calma essas sugestões e se quiser aprofundar depois em um processo mais individualizado, agende uma sessão com a gente! 🙂
Envie seu comentário